A Gestão Ambiental é composta de graduados capacitados a avaliar impactos ambientais decorrentes das atividades humanas e planejar, desenvolver e gerenciar atividades de proteção e controle ambiental. O profissional tem conhecimento de técnicas de coleta, análise, tratamento e gerenciamento de recursos e resíduos e de legislação e normas ambientais. Esta preparado para promover a educação ambiental e desenvolver projetos que visem a reduzir os impactos ambientais, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável: eficiência socioeconômica associada à sustentabilidade ambiental.

GESTÃO AMBIENTAL AREA DE ATUAÇÃO

A “Gestão ambiental é o campo de estudo da administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.

A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos – pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia – e de custos indiretos – representados por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa. Um exemplo prático de políticas para a inserção da gestão ambiental em empresas tem sido a criação de leis que obrigam a prática da responsabilidade pós-consumo”.

Pode-se então concluir que a Gestão Ambiental é consequência natural da evolução do pensamento da humanidade em relação à utilização dos recursos naturais de um modo mais sábio, onde se deve retirar apenas o que pode ser reposto ou caso isto não seja possível, deve-se, no mínimo, recuperar a degradação ambiental causada.


CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

O tecnólogo em Gestão Ambiental planeja, gerencia e executa as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas –, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições deste profissional, podendo elaborar e implantar ainda políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.


Carga horária mínima
1.600 horas


Infraestrutura recomendada
Biblioteca incluindo acervo específico e atualizado
Laboratório de informática com programas específicos


Fontes de Informações

https://gov.br/mma

https://gov.br/mec