Temos o compromisso em desenvolver e apoiar ações, projetos e programas para a proteção da biodiversidade do Brasil, ajudando organizações, governos e toda a sociedade a manter a maior biodiversidade do mundo.

Ocupando quase a metade da América do Sul, o Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo. São mais de 116.000 espécies animais e mais de 46.000 espécies vegetais conhecidas, nos seus três grandes ecossistemas marinhos e pelos seis biomas terrestres. As diferentes zonas climáticas favorecem a formação de biomas (zonas biogeográficas), a exemplo da Floresta Amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; o Cerrado, com suas savanas e bosques; o Pantanal, maior planície inundável; os campos dos Pampas; a Caatinga, composta por florestas semiáridas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como dunas, lagoas, manguezais, estuários, pântanos e recifes de corais.

A rica biodiversidade brasileira é fonte de recursos para o País, não apenas pelos serviços ecossistêmicos providos, mas também pelas oportunidades que representam sua conservação, uso sustentável e patrimônio genético. Essa abundante variedade de vida abriga mais de 20% do total de espécies do mundo, encontradas em terra e água.

Em 1992, o Brasil sediou a ECO 92 – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada no Rio de Janeiro. Lá foi estabelecida a Convenção de Diversidade Biológica – CDB, da qual o Brasil é signatário. Desde que foi estabelecida em 1992, uma série de compromissos tem sido assumidos pelo Brasil como forma de trabalhar, principalmente, os três pilares da CDB: a conservação da diversidade biológica, o uso sustentável da biodiversidade e a repartição justa e equitativa dos benefícios provenientes da utilização dos recursos genéticos.

O Brasil tem papel fundamental nas discussões relacionadas ao tema. Nacionalmente um dos locais de discussão relacionados ao tema é a Comissão Nacional da Biodiversidade – Conabio, instituída pelo Decreto 1.354, de 29 de dezembro de 1994. No âmbito internacional, o principal fórum de discussão sobre biodiversidade é a Convenção de Diversidade Biológica – CDB.

Comissão Nacional da Biodiversidade

Convenção sobre Diversidade Biológica

Cbd


Portal da Biodiversidade – PortalBio


Dia Mundial da Biodiversidade

No dia 22 de Maio, é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade.

A data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de Maio de 1992 tem o intuito de conscientizar a população de todo o mundo a respeito da importância da diversidade biológica e preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas.


Você está em: Home > Pages > Biodiversidade