Pesquisas

As pesquisas são relacionadas com as informações ambientais, sociais e econômicas no Brasil e no mundo. As informações diagnósticas e prognósticas são oriundas de diferentes fontes de dados, como: Bancos de Dados, plataformas de coleta de dados, mobilizações públicas, mapeamentos participativos, entre outros.

Além da divulgação de tais informações as pesquisas também envolvem atividades de extensão e de capacitação técnica e acadêmica em diferentes áreas. Tais atividades permitem o contínuo funcionamento, desenvolvimento e otimização da plataforma envolvendo profissionais, alunos e sociedade de diferentes segmentos educacionais.

A plataforma digital é aberta ao público permitindo, tanto a visualização como a aquisição de informações relevantes para diferentes segmentos da sociedade. Dessa forma, pretende-se atender demandas em diferentes setores como: meio ambiente, mobilidade, saúde, lazer, educação e outros buscando alinhamento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.


Nossas Áreas de Pesquisas

Aquisição de Dados

Busca das informações em Plataformas de coletas de dados. Tais informações além de serem utilizadas diretamente para estudos que visem compreender a dinâmica ambiental da região também são utilizados para avaliar os prognósticos produzidos pelos modelos numéricos implementados. Além disso, dados de outras naturezas como sociais, econômicos e de saúde serão armazenados, disponibilizados e futuramente utilizados para o monitoramento da região de estudo sobre tais aspectos.

Modelagem Ambiental

Modelos regionais atmosféricos e oceânicos são utilizados de forma a representar temporalmente e espacialmente a dinâmica marinha e atmosférica. Pretende-se a partir da aplicação de técnicas de ciências de dados utilizar os resultados numéricos gerados e os dados observados adquiridos para identificação de padrões e o consequente desenvolvimento de índices de previsão.

Capacitação e Educação

As pesquisas propostas serão desenvolvidas e aprimoradas a partir da interação entre profissionais de diferentes áreas da ciência e alunos de diferentes níveis educacionais. Tal interação será realizada a partir do desenvolvimento de artigos, monografias, dissertações e teses que potencialmente utilizem da plataforma para a produção de conhecimento investindo na capacitação técnica e científica de pesquisadores.


Você está em: Home > Info > Pesquisas