Campanha visa conscientizar sobre um dos maiores problemas da sociedade, o descarte de resíduos nas praias. Todos podem contribuir com o combate ao lixo nas praias. Participe você também!


Ao ir à praia, não deixe seu lixo na areia ou orla. Em respeito à natureza e aos outros banhistas, recolha seu lixo e deposite em local adequado. Aproveite também e recolha outros itens que encontrar na areia, ajude a manter a praia mais limpa. A praia e o Meio Ambiente agradecem.


Materiais artificiais produzidos pelo homem podem levar até 1 milhão de anos para se decompor; leve sempre uma sacola extra para resíduos

Estima-se que cada brasileiro produz 500 gramas de lixo por dia e, se esse material, ou parte dele, for jogado na natureza, pode levar milhares de anos para se decompor.

Na natureza, todos os resíduos orgânicos se decompõem rapidamente, mas os materiais artificiais produzidos pelo homem podem levar até um milhão de anos para se decompor.

Lembrando que em alguns locais não passa a coleta de lixo, ou as latas de lixo podem estar muito cheias devido ao excesso de pessoas na alta temporada. Por isso, leve sempre uma sacola para retirar os restos do que foi consumido.

Veja abaixo o tempo de decomposição de diferentes materiais:

> Embalagens de papel: de 3 a 6 meses

> Fósforos e bitucas de cigarros: 2 anos

> Goma de mascar: 5 anos

Nylon: 30 anos

> Tampas de garrafas: 150 anos

> Latas de alumínio: de 200 a 500 anos

> Isopor: 400 anos

> Plásticos: 450 anos

> Vidro: 1 milhão de anos


Fontes: Prefeitura Municipal de São Paulo


Você está em: Home > Campanhas > Praia Não é Lixeira!